Protocolo Interno relativo ao surto de Coronavírus Covid-19

no 54 SANTA CATARINA APARTMENTS

ENQUADRAMENTO

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença COVID-19 provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e das orientações dadas pela Autoridade Turística de Portugal e pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para mitigar a evolução epidemiológica, a AMGI adota o presente Protocolo Interno.

OBJETIVOS

  • instaurar um conjunto de normas de prevenção, controlo e vigilância à Doença COVID-19 a serem seguidas pelos colaboradores da AMGI
  • dar a conhecer aos clientes e fornecedores as normas de prevenção, controlo e vigilância à Doença COVID-19 aplicadas no estabelecimento
  • garantir a higienização total do estabelecimento

1. PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO

Nas instalações

Sinalização e informação

  • A todos os Colaboradores da AMGI foi prestada informação e/ou formação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os seguintes procedimentos:
  • higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas
  • etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
  • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar
  • Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa no estabelecimento
  • A todos os Clientes é disponibilizada por email e/ou por SMS ou no local informação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 – disponível online no site do estabelecimento e através de QR codes colocados nas áreas comuns
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, nomeadamente conduta pessoal (higienização das mãos, etiqueta respiratória) e conduta social (uso de máscara nas áreas comuns e distância de 2 metros) – disponível no local através de cartazes afixados e por carta a ser lida e assinada pelo cliente (self check-in)
    • Cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar – disponível no local através de cartazes afixados e por carta a ser lida e assinada pelo cliente (self check-in)
    • Como efectuar o self check-in e o self check-out (a chave de acesso ao apartamento é higienizada antes e após entrega) – ver Anexo I
  • A todos os Fornecedores foi disponibilizada informação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 (por email)
    • Nas entregas de mercadoria, todo o material é deixado na zona delimitada para o efeito, devidamente assinalada (o material será recepcionado e transportado por um colaborador designado pela AMGI)
    • Apenas é permitida a entrada para recolha/entrega de roupa que funciona em regime de outsourcing (lavandaria externa), respeitanto as regras de higienização das mãos
    • A receção de faturas/guias é feita, sempre que possível, em formato eletrónico
    • As reuniões a ocorrer serão efectuadas por vídeo chamada
  • Lista de contactos: colaboradores e entidades oficiais
    • Inês Soares: 927 501 516
    • Rafaela Costa: 934 955 116
    • SNS24: 808 24 24 24
    • Autoridade de Saúde Local:218 424 800

Plano de higienização

O plano de higienização estabelecido pela AMGI – seguido pelas colaboradoras devidamente formadas para o efeito e verificado pela Responsável do sector da limpeza – obedece às seguintes normas:

  • Limpeza de superfícies de toque frequente com recurso a detergente desengordurante, seguido de desinfetante: 6 vezes ao dia (puxadores de portas e interruptores de luz); 4 vezes ao dia (lobby e recepção; os telefones, o teclado do pc e o terminal de multibanco são desinfectados com desinfectante de superfícies); 2 vezes ao dia (lavandaria e WC para uso exclusivo das colaboradoras)
  • Em mobiliário ou superfícies metálicas que não são compatíveis com a lixívia e para evitar a corrosão ou danificação, é usado desinfectante de superfícies do seguinte modo: é usado um desifectante em spray e é efectuada a desinfectação de cada superfície; depois de desinfectada, a superfície tem de secar ao ar, porque é necessário que a superfície fique molhada durante uns minutos para que a desinfecção seja eficaz
  • É dada primazia à limpeza húmida, tendo em conta os seguintes pressupostos: o balde e esfregona para o chão são limpos e desinfectados no final de cada utilização; são utilizados balde e esfregona distintos consoante o local de utilização (há um balde e esfregona para ser utilizado unicamente nas casas de banho, outro balde e esfregona para ser utilizado unicamente nas quartos/salas e outro balde e esfregona para ser utilizado unicamente nos espaços comuns)
  • A lavagem do chão é realizada 2 vezes ao dia (lobby e recepção, escadas, pisos, lavandaria e WC para uso das colaboradoras) com recurso a água quente e detergente, seguido da desinfeção com solução de lixívia (solução de hipoclorito de sódio com concentração de pelo menos 5% de cloro livre) diluída em água fria
  • Os apartamentos são submetidos a um período de descanso de 24h entre a última estadia e a entrada de um novo cliente
  • A equipa de limpeza assegura uma boa ventilação e circulação de ar durante e após os procedimentos de higienização
  • Os atos de limpeza dos apartamentos são efectuados em momentos distintos: 1º intervém a equipa responsável pela remoção de roupa; após um intervalo de 2h, intervém a equipa responsável por realizar a limpeza de pisos e superfícies e colocação de roupa.
  • Para remoção da roupa de cama e atoalhados foram estabelecidas pela AMGI as seguintes regras: não agitar a roupa de cama; retirá-la sem a sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um “embrulho”; não encostar a roupa ao corpo; colocar a roupa num saco impermeável, fechá-lo bem e transportar imediatamente o saco para a lavandaria no piso térreo.
  • Para a limpeza dos apartamentos foram estabelecidas pela AMGI as seguintes regras: sentido de cima para baixo e de áreas mais limpas para as mais sujas pela seguinte ordem: paredes e teto, superfícies acima do chão (bancadas, cadeiras,…), equipamentos existentes, WC, chão. Estas regras são complementadas pelas Orientações 008/2020 e 014/2020 publicadas pela DGS (ver Anexos II e III)
  • Para a desinfeção comum de superfícies foram estabelecidas pela AMGI as seguintes regras: 1º lavar com água e detergente; 2º aplicar lixívia e deixar atuar 10min; 3º enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar. Estas regras são complementadas pelas Orientações 008/2020 e 014/2020 publicadas pela DGS (ver Anexos II e III)
  • A limpeza é efectuada com panos distintos consoante as áreas a limpar, a saber: pano para limpeza dos lavatórios (cor rosa); pano para limpeza do exterior das sanitas (cor azul); o interior das sanitas é limpo com piaçaba
  • A loiça utilizada pelos clientes é lavada na máquina de lavar com detergente, a temperatura elevada (80-90ºC)
  • Os produtos de limpeza e desinfecção permanecem devidamente rotulados, fechados e conservados nas suas embalagens de origem, armazenados em local fechado e devidamente identificados
  • A equipa de limpeza assegura o cumprimento das indicações do fabricante e instruções nos rótulos e fichas técnicas
  • Após a higienização, a equipa de limpeza assegura a lavagem, desinfetacção e secagem de todos os utensílios e equipamentos de limpeza e desinfeção
  • A equipa de limpeza coloca as máscaras, luvas e lenços no lixo indiferenciado, nunca no ecoponto
  • A renovação de ar dos espaços é feita regularmente, com recurso à abertura das portas e janelas ou em caso de utilização de ar condicionado, este será programado para o modo de extração
  • A troca de lençóis só será efectuada 3h após a saída dos clientes do apartamento que não podem regressar ao mesmo antes da saída da equipa de limpeza. Devem ser seguidos os procedimentos para a remoção da roupa de cama e atoalhados.
  • A troca de toalhas é efectuada da seguinte forma:

– o saco com as novas roupas é deixado à porta do apartamento dos clientes

– os clientes deixam em sacos fechados as toalhas sujas, assim como o lixo à porta do apartamento

– os sacos são recolhidos e imediatamente colocados na lavandaria e no caixote do lixo, respectivamente

  • Os sacos de troca de toalhas devem incluir, além das tolhas limpas, papel higiénico e amenities, sacos de plástico para colocação da roupa suja e do lixo por parte dos clientes
  • Não serão efectuadas limpezas durante a estadia dos clientes.

Equipamentos de higienização

  • Estão disponíveis dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool, distribuídos da seguinte forma: na entrada/saída do edifício, recepção e em cada andar/patamar do edifício, devidamente assinalados e acompanhados das normas de higienização de mãos preconizadas pela DGS
  • Está disponível sabão líquido para lavagem de mãos e toalhetes de papel no WC dos funcionários

PARA OS COLABORADORES

Formação

  • A todos os Colaboradores da AMGI foi prestada informação e/ou formação específica sobre:
  • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
  • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os seguintes procedimentos:
  • higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas
  • etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
  • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar
  • Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa no estabelecimento
  • As colaboradoras de limpeza da AMGI receberam formação sobre os produtos utilizados no estabelecimento (detergentes e desinfetantes), as precauções a ter com o seu manuseamento, diluição e aplicação em condições de segurança, como se proteger durante os procedimentos de limpeza dos espaços e como garantir uma boa ventilação dos mesmos durante a limpeza e desinfeção

Equipamento – Protecção Individual

  • As colaboradoras de limpeza, quer as encarregues do tratamento de roupa de cama quer as encarregues da limpeza dos quartos, utilizam os seguintes equipamentos de protecção: avental de plástico sobre a farda; máscara cirúrgica tipo I não reutilizável; óculos; luvas (descartáveis, de nitrilo); cobre-pés
  • Ao final do dia, a farda das colaboradoras é lavada em separado à máquina e a temperaturas elevadas (cerca de 60ºC)
  • Os profissionais de atendimento ao público utilizam os seguintes equipamentos de protecção: óculos; máscara reutilizável.

Designação dos responsáveis

  • Foram designadas pela AMGI 2 colaboradoras (a segunda actua na ausência da primeira) como responsáveis por:
  • Accionar os procedimentos de acordo com o presente Protocolo Interno complementado pelo Plano de Contingência da AMGI em caso de suspeita de infecção, quer seja um colaborador quer seja um cliente
  • Indicar por telefone a colaboradora que deverá acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento e prestar-lhe a assistência necessária, enquanto a Responsável contacta o serviço nacional de saúde
  • Gerir a equipa (cumprimento e monitorização do plano de higienização)

Conduta

  • Todas as colaboradoras da AMGI foram instruídas no sentido de efectuarem a auto monitorização diária para avaliação da febre, existência de tosse ou dificuldade em respirar
  • Comportamentos adoptados pelo staff da AMGI:
  • desinfectar as mãos à chegada, várias vezes ao dia e antes da saída
  • trocar de roupa e desinfectar o calçado na zona delimitada para o efeito (guardar a roupa, vestir a farda e calçar os sapatos usados apenas no estabelecimento)
  • não entrar e sair dos estabelecimentos com a farda
  • manter o cabelo apanhado
  • evitar o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.)
  • manter a distância entre colaboradores e clientes e evitar contactos físicos, incluindo apertos de mão

Stock de materiais de limpeza/higienização e EPI’S

  • Produtos de limpeza: H10 (sanitários), H30 (vidros e superfícies), H40 (pavimentos) C70 (desengordurante)
  • Produtos desinfectantes: ECO-Z HIGISOL 70 (desinfectante de superfícies, equipamentos e desinfectante de mãos); OXICUAT equivalente a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) com concentração original de 5% de cloro livre
  • sacos de plástico resistentes de 100L
  • equipamento de protecção individual em quantidade suficiente: avental de plástico; máscara cirúrgica tipo I não reutilizável; máscara reutilizável; óculos; luvas descartáveis; toucas; cobre-pés; fato completo impermeável

Escalas / Turnos

  • As pausas/horários de refeições das colaboradoras são desfazados

PARA OS CLIENTES

Equipamento – Protecção Individual

  • Todos os clientes têm de usar máscara nas instalações do estabelecimento que é colocada à sua disposição, caso necessitem

2. PROCEDIMENTOS EM CASO DE SUSPEITA DE INFEÇÃO

PLANO DE ATUAÇÃO

  • A pessoa responsável irá designar por telefone a colaboradora que terá de acompanhar o suspeito de infeção (cliente ou trabalhador) ao espaço de isolamento e prestar-lhe a assistência necessária, enquanto a responsável informa o empregador por telefone a alertar para a situação e, de seguida, contacta a linha de saúde 24 (SNS 808 24 24 24)
  • A pessoa responsável irá coordenar o reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, em especial nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS
  • O espaço de isolamento (apartamento onde o cliente está hospedado, ficando este no quarto e restantes hóspedes que o acompanham na sala, sendo necessária a desinfecção do WC, após a sua utilização; se for um estúdio, manter a distância de 2 metros; no caso de ser um trabalhador, existe um apartamento definido para o efeito) destinado a pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 dispõe das seguintes condições: ventilação natural; revestimentos lisos e laváveis (não possui cortinados nem tapete); casa de banho; toalhetes de papel; máscaras cirúrgicas, gel desinfectante e luvas descartáveis; termómetro (folha de registo e caneta); contentor de resíduos (de pedal e com saco de plástico); sacos de resíduos; sacos de recolha para roupa usada; stock de materiais de limpeza; kit com água e alguns alimentos não perecíveis
  • O circuito a percorrer para o espaço de isolamento será feito em coordenação com a equipa de recepção para que seja o mais breve possível, evitando o cruzamento de pessoas
  • A AMGI não tem o dever legal de prolongar ou oferecer a estadia ao hóspede que venha a ser confirmado como infectado pela Covid-19 pelas autoridades de Saúde.

DESCONTAMINAÇÃO DO LOCAL DE ISOLAMENTO

  • A descontaminação da área de isolamento, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde, é efectuada da seguinte forma: 1º preparar a solução de lixívia (hipoclorito de sódio); 2º lavar primeiro as superfícies com água e detergente, depois espalhar uniformemente a solução de lixívia nas superfícies e deixar atuar durante, pelo menos, 10 minutos; 3º enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar
  • O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção é colocado em saco de plástico que, após fechado, deve ser colocado dentro de outro saco de plástico e, por fim, colocado no lixo indeferenciado. Nota: não só o lixo da sala de isolamento, mas todo e qualquer resíduo, por ex., garrafas de plástico, deve obedecer a este procedimento.

Anexo I

Procedimentos self check-in

– enviar sms/whatsapp ao cliente no dia anterior ao self check-in com as seguintes informações:

instruções para efectuar o self check-in

como chegar aos apartamentos a partir do aeroporto, seja através de transportes públicos ou de carro

disponibilização de um kit composto por 2 máscaras, 2 frascos de gel desinfectante e 2 pares de luvas que pode ser adquirido, bastando solicitá-lo por email our por SMS/whatsapp. Nota: o kit é colocado no apartamento após a limpeza/desinfecção ou à porta do APT, caso seja solicitado durante a estadia

acesso a vídeo explicativo sobre as normas de prevenção face à Covid-19 (uso obrigatório de máscara e desinfecção regular das mãos), os serviços disponíveis, funcionalidades do apartamento e informações sobre a cidade Lisboa

– colocar a chave depois de programada no respectivo cofre (instruir o cliente da necessidade de desinfectar as mãos antes de abrir o cofre)

– colocar no apartamento a Carta de Boas-vindas e o Resgistration Card, indicando o valor da taxa turística a ser pago. Na Carta de Boas-vindas, os clientes serão informados do seguinte:

  1. Só haverá trocas de lençóis em estadias superiores a 5 noites. A troca de lençóis só será efectuada 3h após a saída do cliente do apartamento que não pode regressar ao mesmo antes da saída da equipa de limpeza.
  2. A troca de toalhas é efectuada a cada 2 dias da seguinte forma:

– o saco com as novas roupas é deixado à porta;

– dentro do saco encontrará vários sacos de plástico: num deverá colocar as toalhas sujas e fechá-lo antes de o colocar à porta; noutro deverá colocar o saco de lixo fechado que, por sua vez, deve ser também fechado antes de ser colocado à porta; o lixo para reciclagem segue o mesmo procedimento;

– os sacos serão recolhidos pela nossa equipa de limpeza.

3.Não serão efectuadas limpezas.

– fazer follow up do check-in no dia seguinte, enviando sms/whatsapp ao cliente

– enviar sms/whatsapp ao cliente no dia anterior ao self check-out a dar as instruções para efectuar o self check-out (deixar a chave no apartamento e caso necessite, solicitar à recepção a marcação de transporte para o aeroporto)

Anexo II

Orientação nº 008/2020Limpeza e Desinfeção de Superfícies:

Se há presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos, absorver os líquidos com papel absorvente; aplicar a lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia, para 9 medidas iguais de água; deixar atuar durante 10 minutos; passar o local com água e detergente; enxaguar só com água quente e deixar secar ao ar; usar máscara na diluição e aplicação da lixívia; abrir as janelas para ventilação do espaço;

Para a desinfeção comum de superfícies: lavar primeiro com água e detergente; aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção: uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água; deixar atuar a lixívia durante 10 minutos; enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar;

As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação;

Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfetados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º;

Limpar primeiro o mobiliário do quarto;

Se houver kitchenette, lavar as louças na máquina a temperatura elevada; limpar e desinfetar armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo de desinfetar os puxadores dos armários e das portas; de seguida, limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo.

Limpar paredes até à altura do braço.

Retirar os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho;

Limpar o mobiliário;

Lavar a casa de banho, começando pelas torneiras, lavatórios e ralos destes, passar depois ao mobiliário, de seguida a banheira ou chuveiro, sanita e bidé;

O mesmo procedimento repete-se para o chuveiro, não esquecendo de limpar bem o chuveiro, desenroscar a cabeça do mesmo e lavar e desinfetar;

Sanita: aplicar o produto que tem a função de detergente e desinfetante em simultâneo, no interior e exterior da sanita; deixar atuar o produto durante 10 minutos para que faça o efeito desejado, esfregar bem por dentro com o piaçaba, descarregar a água com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo; pôr o piaçaba a escorrer; lavar e desinfetar o suporte do piaçaba;

Com outro pano limpo de uso único, lavar a parte externa da sanita, começando pelo tampo (o menos sujo), seguindo-se a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores com o mesmo detergente/desinfetante; passar depois só com água quente e deixar secar.

Por fim, lavar o chão das instalações.

Abrir as janelas da área e deixar secar ao ar

Anexo III

Orientação nº 014/2020Limpeza e desinfeção das superfícies de áreas comuns

Na limpeza e desinfeção das superfícies de áreas comuns deve seguir as seguintes indicações:

• Preparar a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) com concentração original de 5% ou mais de cloro livre. A lixívia deve ser diluída na altura de utilizar. A solução diluída deve ser a 0,1%, na proporção de 1 parte de lixívia para 99 partes iguais de água

•Lavar primeiro as superfícies com água e detergente.

• Em seguida, espalhar uniformemente a solução de lixívia nas superfícies.

• Deixar atuar a lixívia nas superfícies durante pelo menos 10 minutos – ler as instruções do fabricante/fornecedor. Essa etapa é fundamental.

• De seguida enxaguar as superfícies só com água quente.

• Deixar secar ao ar.

4.1. Instalações sanitárias

• Utilizar panos diferentes para os lavatórios e as áreas à volta destes e para o exterior das sanitas.

• Seguir a sequência:

Iniciar a limpeza pelos lavatórios (1.º as torneiras e só depois o lavatório) e superfícies à volta destes;

Limpar as sanitas;

Limpar o chão.

• Limpeza da sanita:

− Parte interior: limpar o interior da sanita apenas com o piaçaba:

Se houver urina ou fezes, descarregar primeiro o autoclismo;

Não deitar lixívia ou produto com amoníaco sobre a urina, porque provoca uma reação gasosa nociva para a saúde;

Aplicar o produto detergente com base desinfetante; deixar atuar durante pelo menos 5 minutos;

Esfregar bem por dentro com o piaçaba;

Puxar o autoclismo com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo; Volte a puxar a água.

− Parte exterior da sanita:

Espalhar o detergente/desinfetante na parte de cima da sanita e sobre os tampos;

Esfregar com o pano: primeiro os tampos e só depois, a parte exterior da sanita (em cima e nos lados);

Passar com pano só com água;

Deixar secar ao ar;

Limpar e desinfetar bem o botão do autoclismo. Pode desinfetar também com álcool a 70º-80º.

• No final da limpeza, deve voltar a passar um pano humedecido em desinfetante em todas as torneiras.

• Não esquecer de limpar frequentemente as maçanetas das portas das casas de banho.

Contatos

Geral: +351 930 619 778
Campers on Way: +351 937 615 284
Mail: [email protected]

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